quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Nintendo Power entrevista Jun Senoue


A revista americana, Nintendo Power, entrevistou o renomado compositor Jun Senoue sobre o Sonic the Hedgehog 4: Episode 1. Jun, que alguns de vocês já devem saber, foi o compositor das músicas do Sonic 4, assim como ele fez anos atrás no Sonic 3 e no Sonic & Knuckles. Nela vemos que foi feito todo o possível para deixar a trilha sonora do Sonic 4 com uma sensação boa e clássica, até mesmo um kit de desenvolvimento para o Mega Drive/Genesis, teria sido usado se tal tecnologia estivesse disponível.

Fique com a entrevista:

"Nintendo Power: Qual foi a sua primeira reação quando ouviu que o Sonic 4 seria feito depois de mais de 15 anos?

Jun Senoue: Takashi Iizuka e eu trabalhamos juntos a um bom tempo, desde Sonic Adventure até NiGHTS: Journey of Dreams. Antes disso, o primeiro jogo do Sonic no qual trabalhamos juntos foi o Sonic 3. Então nos encontramos pela primeira vez... eu acho que foi a 17 anos atrás. Em todo caso, ele chegou pra mim um dia do nada e me disse que iríamos fazer um jogo do Sonic clássico novamente! Naquele momento, nós ainda não sabíamos que iria se chamar Sonic 4, mas desde o começo, ele queria que eu compusesse as músicas do jogo no estilo dos jogos do Mega Drive. Ambos, eu e ele, estávamos muito excitados a respeito do projeto e nos divertimos muito trabalhando nele.

NP: Como você adaptou ou mudou as músicas para que ficassem no estilo clássico do Sonic?

JS: Devido as limitações do Mega Drive, nós podíamos trabalhar apenas com uma quantidade limitada de notas e certos sons. Sonic 4 é um jogo para os consoles atuais, mas eu tentei compor as músicas no estilo antigo. Eu voltei para a base. Eu não podia voltar e usar as velhas fitas de som, mas eu tentei compor com o mínimo possível de notas. Eu voltei o máximo que pude para fazer da mesma forma que fiz as músicas para o Mega Drive. Na verdade, eu tentei conseguir um kit de desenvolvimento para o Mega Drive, mas ele requiria um PC japonês antigo da NEC, um PC não muito comum, e eu não consegui acha um. Então tudo o que pude fazer foi pegar alguns sons do Sonic original.

NP: Qual foi a sua estratégia para criar os sons de várias zonas do jogo?

JS: A Splash Hill Zone é o primeiro nível do jogo e é muito similar aos níveis de abertura do Sonic 1 e Sonic 2, então eu queria fazer uma música similar e a palavra chave foi divertida. Da mesma forma, o segundo nível é um mundo baseado em cassino (oficializada a Casino Street Zone, valeu Jun =P), então eu tentei fazer algo como a Casino Night Zone do Sonic 2 e eu pensei que a música dos Special Stages do Sonic 4 vão lembrar as do Sonic 1. Eu tentei compor as músicas com uma batida similar, ou um tempo similar aos dois primeiros jogos da série. Eu quero que os jogadores tenham a mesma impressão.

NP: Tem alguma música que você compôs e que é a sua favorita?

JS: Eu diria que a abertura da Splash Hill Zone. Quando eu vi o jogo pela primeira vez, a música veio direto na minha cabeça. [Diretor da Sonic Team, Toshiyuki] Nagahara realmente não gosta dessa música. Ele queria que eu fizesse uma nova, mas era importante para mim, então ele não mudou. [risos] Eu também gostei muito da música do ato 1 da Mad Gear (eu também, senhor Jun e novamente obrigado por oficializar outra zona. ^^).

NP: Já que o Sonic 3 foi o primeiro jogo na franquia que você trabalhou, você sente como se coisas de primeiro ciclo (tipo, nostalgia) vem a tona agora em sonic 4?

JS: Com certeza. Existem pessoas com quem trabalhei agora que jogaram o Sonic 3 quando eram crianças pequenas! Isso é bem impressionante para mim."

Revelações à parte, parece que o Jun fez o melhor para criar as músicas do Sonic 4. Enquanto o jogo não sai, deixe seu comentário sobre o que achou da entrevista. ^^

Fonte: Power Sonic

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