segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Crítica sobre o jogo Sonic The Hedgehog 4


Sonic 4 desenvolvido pela Dimps e Sonic Team e publicado pela Sega tem como objetivo resgatar os jogos clássicos de Sonic na grande época dos 16 bits. O jogo foi lançado via download para Xbox 360, PS3, Wii e iPhone e muitos especialistas já começaram a divulgar suas críticas. Li vários reviews e tenho o seguinte resumo:

Positivo:

+ Gráficos mais modernos e inovadores trazendo adições de jogabilidade do mundo de Sonic

+ Mudança de jogabilidade favorecendo aos iniciantes de plataforma, o homing attack e a nova física pode favorecer aos poucos acustumados com a velocidade de Sonic.

+ Gameplay objetivo e sem lero-leros no mesmo esquema de Sonic 1

+ O sentimento de nostalgia faz acreditar que Sonic dos seus bons tempos de Mega, estão de volta

+ Algumas mudanças sutis o fazem ter um replay maior, como conseguir o Super Sonic através dos 7 estágios especiais, os obstáculos, os elementos interativos e os badniks para concluir a fase, o tornam bem desafiante.

Negativo

- A mudança da jogabilidade pode ser estranha inicialmente para os jogadores clássicos ou olds;

- O jogo é um pouco curto para os padrões da atualidade, cerca de 2 horas pode-se finalizar o jogo.

- A música poderia ter sido melhor trabalhada e renovada, já que o compositor era o mesmo da franquia clássica
.

Conclusão

O jogo é muito bom, mas não excelente. Entretanto temos que dar um crédito para a Sega pois ela está ouvindo os fãs e isso mostra o respeito que ela tem. Não podemos crucificar ou julgar pelo tamanho do jogo, pois é um jogo que foi desenvolvido para plataformas diferentes e por download e por isso não foi possível fazer mais melhoramentos. Vale ressaltar que esse é o primeiro episódio de Sonic 4. De acordo com os executivos da Sega, o objetivo de fazer Sonic 4 em episódios, é tentar pegar um feedback entre os fãs e os produtores para que cada próximo episódio tenha melhoramentos. Outra coisa interessante é que existe pequenas diferenças entre os ports para os consoles HD, Wii e o iPhone, para leigos isso pode ser gritante, mais isso é normal levando em conta a diferença de hardware de cada sistema.

Minha sugestão para o próximo capitulo é duplicar o gameplay para 4 horas, consequentemente aumentando o numero de fases; melhorar a física de Sonic mesclando entre o atual e o clássico e aumentar o replay com missões extras. Não prejudicar o desempenho gráfico dos jogos para os consoles HD e fazer um jogo menor para o Wii e iPhone.


Nota: 8,5


Fonte: Sega Brothers & Fórum UOL Jogos

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